terça-feira, setembro 07, 2004

 
PÉROLAS
"Racionalmente, um estádio como o Dragão, para 50 mil pessoas, não tem nada que estar na cidade do Porto."
Ricardo Figueirdo, vereador da Câmara Municipal do Porto

Eis algo que estou perfeitamente à vontade para comentar dada a minha qualidade de benfiquista doente.
Qualquer que seja o ponto de vista (racionalismo, urbanismo, populismo, clubismo, etc) esta frase é uma aberração, demonstrativa do pouco conhecimento que a nossa vereação tem sobre a cidade que governa.

BOAS PALAVRAS...
... ou boas intenções, as da CMP de fechar ao trânsito automóvel a Praça da Liberdade. Segundo a imprensa, a autarquia já decidiu neste sentido. Vamos agora ver o tempo que demora a concretizar-se a decisão.

CORTAR A PALAVRA
Tudo leva a crer que o novo PDM vai permitir que o projectado Parque Oriental não passe do papel. E é pena porque o Porto é uma cidade carenciada em espaços verdes (apesar do feliz exemplo do Parque da Cidade). É pena porque permitiria integrar na cidade uma zona (Lagarteiro) há muito excluída e socialmente deprimida. É pena também porque a criação do Parque Oriental permitiria recuperar dois rios (Tinto e Torto) numa cidade que encana todos os seus cursos de água (e que têm um papel importantíssimo na sua História).
Este cenário já era previsivel face aos discursos economicistas (não se aplicam a assessores, como bem sabemos) do presidente da CMP e pelo tratamento dado por esta autarquia a áreas que considera menores: ambiente e cultura.
Quanto a visão de futuro estamos conversados.


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?